segunda-feira, 1 de abril de 2013

Páscoa em Curitiba (27-31/mar/2013)

Sem poder tirar férias esse ano, a ideia é aproveitar os feriados e fins de semana...e esse foi um dos melhores do ano para viajar  J
Fiz a malinha e fui pra Curitiba encontrar uma amiga aventureira, e agora ‘empresária’, a Michele!
A programação mudou várias vezes, mas no final deu pra ter uma boa ideia dessa terra maravilhosa! Lá fui eu passar um friozinho...


Curitiba é muito verde, as araucárias caracterizam a paisagem
Como eu cheguei antes do feriado, fui fazer os passeios básicos da turistada pela cidade. Na quarta só deu tempo de dar uma volta pelo centro, e parar em alguns pontos do trajeto do ônibus de turismo – Jardim Botânico e Universidade Livre do Meio Ambiente. Infelizmente, comecei tarde e não consegui passar por vários outros pontos interessantes. Esse ‘circuito’ deve ser feito com calma, em um dia pelo menos, parando nos pontos de interesse, e curtindo uma cidade linda e super limpa!


Paço da Liberdade, experimentem o café!
Jardim Botânico
Tem muitos Quero-quero por lá :)
Na quinta fiz o passeio de trem pela Serra do Mar, Mata Atlântica, até a cidade de Morretes, com o almoço incluso pra conhecer o prato típico da região, o barreado: carne de panela desfiada e misturada com farinha de trigo...o tempero é muito bom, vira tipo um pirão de carne. Aprovado!!


Trem pela Mata Atlântica, sempre com vários pescoços de  fora!
Vista do lago da represa, com a serra no fundo
Cânion na paisagem
Essa ficou ótima, com a Serra do Mar!
Parque Estadual do Marumbi. Esse pico aí do meio é o Abrolhos, que vai ficar para a próxima
O tempo estava bom, e o trem lotado...o passeio foi bem diferente do que eu havia feito anos atrás, para Paranaguá, com o tempo meio encoberto e o trem vazio. O primeiro foi bem mais bonito, o trem realmente parecia flutuar nas nuvens em alguns pontos. Este último foi melhor para curtir o verde da Mata e o visual da Serra. O trem para na Estação do Parque Estadual do Marumbi, bem do lado das montanhas que eu queria subir nos dias seguintes - lindo!


Esse é o rio que corta Morretes, a água é transparente! imagina...hoje em dia numa cidade qualquer!
Depois seguimos de van para Antonina, uma cidade bem mais interessante, histórica, e com construções bem preservadas. Me falaram que aí é o melhor carnaval do Paraná. A região produz muita banana e gengibre; as sobremesas são ótimas J
A van segue pela estrada da Graciosa, subindo a Serra com muitas curvas, cercada de vegetação exuberante, e vários pontos de parada para curtir a natureza. É um passeio para um dia inteiro e vale a pena.

Vista da baia de Antonina, a cidade é muito preservada
Na sexta, já com a Michele e o Luciano, fomos para a Ilha do Mel...e, choveu!!! Pois é, mas quem tá na chuva...
Então, fomos fazer uma caminhada pelas praias, saindo da enseada Brasília e indo para o outro ponto de parada da balsa – Encantadas. Passamos pelo Farol das Conchas, seguimos pelas praias, morros, Gruta das Encantadas e finalmente – almoço :D


Luciano e Michele, e a chuva que nos recepcionou
Just do it ;)
No começo foi perrrrrengue, chuva, pés descalços (delícia aquele Morro do Sabão – Miguel, no mapa; imagina...), depois a chuva deu uma treguinha e antes que a gente se encharcasse de novo, voltamos. 
Bom mesmo nesse dia foi o café com um bolo de nozes que comi quando chegamos em Curitiba ;)

Alguém se habilita?
Mapinha básico, atravessamos para o outro lado da ilha e fizemos a trilha até Encantadas
Enfim, no sábado, mesmo com o tempo meio nublado, fomos subir o Morro do Canal. Esse morro fica mais perto de Curitiba, na Serra do Marumbi.


Subida do Canal, com a represa de Cayugava ao fundo
Subimos em uma hora (1.370m). A trilha é bem sinalizada, muito bem cuidada, com 'grampos' tipo escada, e correntes que ajudam bastante. Claro que lá em cima, numa friaca danada, não vimos NADA! Só nuvens e a gente no meio delas J
Mas, pelo menos rolou montanha! Eu tava louca pra fazer alguma coisa no complexo Marumbi...mas vai ficar para a próxima! A ideia inicial era subir o Abrolhos, mas com o tempo ruim não deu. Preciso voltar lá pra resolver isso depois. Aliás, pra fazer bem mais na Serra do Mar, que é linda!!

Carregando pedra :D
Michele no cume do Canal
Hora de descer!! que friaca!!!
Os grampos/degraus e as correntes da trilha
Fui...
No domingo, adivinhaAquele P* sol...não acreditei, no dia de ir embora!!! Bão, fui correr pelo centro da cidade, mais vazia, pude apreciar melhor os centros culturais, igrejas, praças, prédios antigos, muito legal! Depois a Michele foi comigo na feirinha do Largo da Ordem. Gigante, bem variada, com muitos barzinhos e restaurantes em volta. Almoçamos por lá, tomamos um café maravilhoso no Paço da Liberdade e acabou meu tempo!

Pois é, nada como conhecer mais um pouquinho as riquezas do nosso Brasil! Apesar do tempo não ajudar muito, a viagem serviu pra me deixar ainda mais encantada com a cidade, sua cultura, e com a certeza de voltar para subir a Serra do Mar ;)

DICAS:
- A Michele e o Luciano têm uma agencia de ecoturismo com uma proposta muito legal de fazer passeios de bike e caminhadas. Além de vários roteiros interessantes, eles ainda podem desenvolver outras sugestões de amigos ou grupos. Dá uma olhada: www.bikeativa.com.br.

- Se agora ainda é verão, imagina no inverno...leve casacos. Aproveite o frio para tomar muitos cafés, chocolates e vinhos J

- Para fazer as trilhas e escaladas na Serra do Mar é preciso ter um bom preparo físico, pois as ‘trilhas’ por lá são bem inclinadas! Também são bem sinalizadas, eles usam grampos/degraus e correntes para ajudar nas subidas e descidas. 

- Nunca deixem de fazer os passeios viáveis por causa da chuva!!! Just do it ;)

- A cidade é muito limpa, eles separam o lixo, cuidam dos jardins e praças, coisa raríssima no Brasil, o transporte público funciona, a Mata Atlântica é super preservada! Curitiba é um exemplo.

- Fiquei hospedada no Hotel Roochelle, no centro, perto do Teatro Guaíra. A região é ideal pra turista, é possível conhecer tudo por ali andando, não é perigoso. Aproveitem o Café Express, na praça, entre o teatro e a Universidade Federal. Adorei ;)



Um comentário:

  1. Angela,
    Te esperamos para fazer o Marumbi e outras morrebas mais.. prepare a mochila, a bota e a barraca porque vamos encarar o famoso PP (Pico Paraná, o mais alto do sul do Brasil).
    Bjs e até breve :)

    ResponderExcluir