domingo, 30 de junho de 2019

Cavalcante - Chapada dos Veadeiros


Feriado de Corpus Christi, bora pra chapada?

Catei o Lipe e fomos para Cavalcante – GO, a 320Km de Brasília, cidade que está esperando um novo portal para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Calvacante é a cidade mais antiga do Goiás, e tem muitas histórias da época do garimpo. Hoje vive de atividades administrativas e do turismo, que ainda não se compara com o que temos em Alto Paraíso ou São Jorge. Muita gente faz um bate e volta apenas para conhecer a cachoeira Santa Bárbara...aliás, coisa mais absurda a novela que está para conseguir ir à Santa Bárbara. Tinha lido e ouvido algumas histórias de chegar lá 3 horas da manhã para pegar uma senha, porque a visitação está limitada a 300 pessoas por dia e a cachoeira virou a vedete da chapada. O pior é que é verdade, no sábado às 5 da matina já tinham 300 pessoas com as senhas na mão...chegou depois? Já era meu irmão...chega mais cedo na próxima. Pode??? Ridículos, esses fenômenos que brotam da internet e fazem um monte de gente nada a ver aparecer por lá pra tirar uma foto! Afff e ainda tira a oportunidade de quem gosta, curtir!

Mas parece que isso é só em feriado, em fins de semana acho que dá pra chegar às 9h! Kkkkk

Fica a dica, além da Santa Bárbara tem a Capivara e a Candaru...duas belíssimas cachoeiras, com poços, quedas e visual maravilhosos! Só que são formadas por outros rios, que não tem a água da mesma cor. Mas, eu acho que vale tanto a pena que nem pensei duas vezes na quinta quando chegamos, almoçamos e seguimos para lá.

Terra kalunga, nossos amigos estão complicando ‘um pouco’ as visitações. Não deixaram a gente ir para a Candaru, só para a Capivara. Agora é preciso ir de transporte deles a partir do povoado do Engenho, e não mais andando, e aí o transporte só saía com 5 pessoas.

Estão facilitando ao máximo os acessos. Para a Santa Bárbara também, ninguém caminha mais...acho que no máximo a caminhada da Capivara. Coisa mais absurda! Então, tente fugir dos feriados, porque NUNCA vi tanta gente como dessa vez, em locais que antes não tinha mais que meia dúzia de pessoas ou ninguém!

Bora pras fotos 😊!

Panorâmica do mirante na estrada para o Engenho.

Sequência do rio antes de chegar na Capivara...olha a cor da água!

Uma parte da Capivara...

...que tem mais essa queda aí na parte mais funda do poço!

A sequência de quedas, que lá embaixo vai formar a Candaru.

Poço da Capivara do alto.

Pose depois do banho gelado!

Aí dá pra ter uma dimensão melhor da sequência das quedas.

Lipe na parte alta da Capivara.

Euzinha aproveitando uma das pinturas nas casas dos nativos do Engenho.

Por lá encontramos um casal de amigos queridos, Michele e Luciano, donos da Bike Ativa, e o Gudu, um amigo e guia local, conduzindo um grupo de pedal. Eles ficariam dez dias por lá, e combinamos de fazer o trekking/pedal do dia seguinte juntos. Fomos para a Ponte de Pedra. Até hoje me lembro do encanto da primeira vez que fui à Ponte, e ainda hoje me impressiono com sua beleza e com o visual do lugar. Pra variar, nunca vi tanta gente por ali!

A turma da Bike Ativa no pedal.

Macacos prego barulhando pra proteger seus filhotes na mata que atravessamos na subida do morro.

Depois de uma subida, de mais um pouco de trilha, o riozinho aparece e a Ponte também :)

Subindo ainda mais, para o mirante, é possível ver toda a sequência do rio, até desaguar no vale.

Zoom na sequência do rio...

Gudu garantindo a foto ;)

Panorâmica do visual do vale, com o rio seguindo seu caminho.

Lipe na Ponte.

A Ponte do Rio de Pedras! Lindo demais!

Terminamos a trilha na cervejaria local, Aracê. Super recomendo!

Fogueira da Aracê.

No sábado, fomos para as cachoeiras do rio da Prata...água transparente de novo. São várias cachoeiras até chegar na cachoeira Rei do Prata, um verdadeiro santuário! Pra variar, na sequência do rio tem aquele super visual das quedas e do vale. São 14Km de trekking, ida e volta, além de 67Km de estrada de terra para chegar (só ida)! Mas, garanto que vale a pena...o problema foi só o ‘congestionamento’ na estrada para voltar...show de horror!

Essa foi a primeira parada para um tibum! :)

A guia kalunga e um casal do Rio que encontramos para fazer o trekking juntos.

Algumas pinguelas para atravessar...

Visual do alto do poço da cachoeira Rei.

Visual da Rei. Mudaram a rota para descer, antes a gente saltava ela bem antes da queda!

Cercada de paredões verdes, água transparente, um santuário!

Panorâmica da Rei, que não a representa bem, porque é um lugar pequeno.

Lipe na prainha de areia que se forma bem em frente dela.

Bora tomar um banho gelado?

Sequência da Rei, que segue para desaguar no vale.

Eu ficaria por ali por horas!

Super visual..com o Lipe ;)

O vale...

As Três Marias...fomos passando por outras quedas na volta.

Planalto, cercado por paredões, veredas e corredeiras.

Esse lugar é um mini vale da lua.

Pratinha, a última, já na chegada. Antes era essa a primeira, agora o povo vai direto para a Rei. O banho aqui é imperdível!!!

No domingo desistimos de fazer outro passeio, dormimos até mais tarde, tomamos nosso café papeando com o Rafael, dono da Pousada Manacá, e depois seguimos de volta para Brasília. Alma lavada, e caminho de casa, curtindo o visual da estrada. Vontade de ficar não falta!

Pra fechar, algumas flores do cerrado, que coloriram nossas trilhas. Ainda não é época de Canela-de-Ema, e os ‘chuveirinhos’ também estavam pequenos...sinal de que devo voltar!

Brancas...

Rosinhas...

Roxinhas...

Pink...

Solzinhos...

Acho que preciso da ajuda do Gudu para mapeá-las! 😊