segunda-feira, 19 de maio de 2014

Trilha Itiquira - Indaiá

Cerrado lindo! (10/maio)

Depois de 2 anos (isso porque é aqui perto!) voltei pra essa trilha, agora fazendo o caminho inverso, subindo Itiquira e seguindo para Indaiá.

Os dias nessa época do ano são absolutamente lindos!! Maio, céu azul, vento friozinho, água gelada, cerrado...perfeito!!!

Calliandra - flor símbolo do cerrado!

Fui com uma amiga de outras viagens, e mais 2 amigos. Todo mundo de boa, eu com o joelho direito bichado, mas deu pra encarar. Aliás, nunca vou pra trilha detonada e nunca me machuquei em trilhas e montanhas por aí...mas, essa aí tem histórias!

Prontos pra trilha...

O joelho bichado me fez descer a trilha, na volta, no maior esforço, praticamente só com a perna esquerda!! Esse joelho já detonou meu treino de maio L, e todo mundo acha que eu consegui essa façanha pegando pesado, mas não, torci numa aula de yoga!!!

Voltando pra trilha...fomos bem, apesar de alguns ‘desvios’ na ida ;). O cara do parque que fica na entrada da trilha, e pede pra assinar um termo de responsabilidade para entrar na pirambeira, disse que o tempo médio para chegar no rio é de 2h. A gente subiu em 10min, e chegamos no rio em mais 30min, parando para fotos, tranquilos...ou seja, 2h é D+++! Depois, a trilha entra num ‘plano’ margeando o rio, com descida/subida só para chegar nas cachoeiras. 

Logo depois da pirambeira...

Primeiro a Véu de Noiva, que eu chamava de Gêmeas (muuuito linda!), e depois a Indaiá. No caminho a gente só encontrou 2 grupos, um de caminhada com poucos colegas, e outro gigante, uma turma inteira de biologia de uma faculdade particular de Brasília. Mas, ficamos sozinhos o tempo todo na trilha.

Tem vários pontos assim na trilha...vale a pena sair cedo e programar mais paradas para aproveitar bem!

Gastamos muito tempo na ida porque fomos pelo lado esquerdo do rio, mas agora já aprendemos a trilha. O esquema é atravessar o rio logo acima da queda (Itiquira), num lugar rasinho, super tranquilo, e seguir sempre desse lado (direita, partindo de Itiquira!). Seguir pelo lado errado do rio é sempre um perrengue porque a trilha vai fechando em vários pontos, e fiz isso nas 2 vezes que estive lá, mesmo partindo de pontos diferentes.

Rio e cerrado.

Véu de noiva, ou Gêmeas ;)

Eu tava lá...

Outra dica é que é melhor partir de Indaiá...não tem controle para entrar na trilha, não tem hora para chegar (o parque de Itiquira fecha às 17h), e é muuuuito mais perto de Brasília do que chegar em Formosa/Parque Municipal de Itiquira (~115km). Essa trilha não tem erro porque é o tempo todo margeando o rio...se se afastar, procura o rio e segue! Saímos umas 9:40h, e voltamos umas 16:40h. Nesse horário já não dava pra comer nada por lá e fomos ‘almoçar’ em Formosa, no Casarão (muuuito bom!!).

Indaiá

A trilha deve ter uns 8/9km ida e volta. Parece pouco, mas isso não é um passeio no parque, que você faz em menos de uma hora! Para mim, que preciso comer toda hora J, sem levar vários lanchinhos e água não rola, mas, aí é com cada um. Bastante protetor solar, e os bastões de caminhada, para os joelhos bichados! No mais, só curtição ;)

168m de queda livre, MUITO linda!