quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Parque Estadual do Marumbi – Paraná – 28-29/set/2013


Enfim, chegou a hora de voltar pra montanha!!! O Marumbi foi ”amor à primeira vista” J. Desde que vi o complexo pela janelinha do trem (na última viagem), fiquei encantada. O Parque Estadual foi criado em 1990, em uma região super preservada, de beleza ímpar, com formações rochosas no meio da Mata Atlântica. O único problema é o clima...acho que essas montanhas deveriam estar no Planalto Central, com clima maravilhoso e céu de brigadeiro, pois não dou sorte, por lá só chove L! Terei que negociar com São Pedro nas próximas idas à Curitiba.


Estação Marumbi, onde passam os trens de carga - a primeira estação era de 1913!

Bom, com chuva ou sem chuva, fomos! Conheci uma turma Nota 10: nosso guia Rodrigo, o super Konda, a Geni e o Sérgio...todos amigos da querida Michele, que, infelizmente, não pôde participar. Para não facilitar, tivemos de sair por volta das 5:15hs da matina de Curitiba, e eu não consegui dormir nada.

Logo depois do sol nascer, na estrada da Graciosa, Ciririca, a montanha mais alta

Chegamos lá, o dia estava meio nublado, o sol aparecia de vez em quando. Todos torcendo para que a previsão de chuva à tarde não se concretizasse. Fizemos o registro para controle de entrada/saída do parque, ajeitamos os equipos e partimos. Acho que umas 8:30hs. A ideia era subir até o Olimpo pela trilha branca, Frontal, ir passando pelos cumes do Gigante, da Ponta do Tigre, e talvez da Esfinge, depois, descer pela trilha vermelha, Noroeste.


Complexo Marumbi - começamos a trilha na Estação, 485m, ainda com sol :)
Dá só uma espiada no que nos esperava!


Marcação da trilha Frontal - setas de metal e fitas marcam a trilha


                 Conjunto Marumbi. Fonte: site do COSMO; desenho de Márcia Foltran, 1994.
               O mapa mostra todas as trilhas de acesso e as altitudes dos cumes do complexo.

Iniciamos a trilha e tivemos uma surpresinha...nosso amigo Rodrigo pegou numa jararaca!! Isso mesmo...foi um baita susto! O Rodrigo deu um berro e foi cada um pro seu lado :D. Mas, mesmo depois de um tempo ele ainda estava vendo jararacas pra todo lado!!! Imagina...




Depois da jararaca...descansando e curtindo a cachoeira dos marumbinistas

Um cururu ;)


Subindo uma das vias ferrata para o Olimpo

Fizemos o Olimpo com o tempo abrindo de vez em quando, nos permitindo curtir as fantásticas vistas do alto, com muitas nuvens, montanhas verdinhas abaixo, e um mar de montanhas azuladas no horizonte. LINDO! A subida é bem íngreme, mas vai de boa! A parte mais divertida (pelo menos pra mim!) são as escaladas pelos grampos/degraus, as vias ferrata. São em lugares mais íngremes, desprotegidos e que têm a melhor vista ;). Pra quem não tem medo de altura, claro!

Florzinhas no cume do Olimpo - 1.539m

Curtindo o visual com as janelas que apareciam entre as nuvens

Cume, caixa do livro de cume, e no fundo a baia de Paranaguá

Eu, Konda, Rodrigo, Geni e Sérgio - cume do Olimpo

No cume do Olimpo, 1.539m, o ponto mais alto do complexo, não tivemos muita vista, mas curtimos bastante! Com o dia limpo, é possível ver toda a Serra do Mar, a baia de Paranaguá, Antonina, a estrada de ferro...tudo em volta!

Que vontade que dá de ter aquela paz, aquele silêncio, aquela natureza todos os dias!

Vista da Baia entre as nuvens no cume

Daí, tivemos outra surpresa!!! Essa pra mim, e das boas! Ganhei do Rodrigo o livro ‘As Montanhas do Marumbi’ lá no cume. :D

Surpresa...e detalhe, eu carreguei o 'pacote' com o livro desde lá de baixo :)

A D O R E I!! E depois, mais ainda, ter tido a oportunidade de conhecer o Farofa (autor do livro) quando descemos! Mas, termino essa história depois...

Comemos, fotografamos, filosofamos e fomos...daí o tempo já fechou!


Registro do cume, com os nomes da equipe

Quando chegamos na Ponta do Tigre (1.400m) a vista era só branco por toda parte! Já estávamos no meio das nuvens. Claro que tivemos outra experiência – rsrsrs. Sabe quando a gente olha pro nada e vê aqueles pontinhos brilhantes, os íons, elétrons e afins J! Só o Konda não conseguia ver...e quando viu, viu outra coisa...Bom, vamos pular essa parte também! :D


Estão vendo os pontinhos brilhantes????


Mais uma via ferrata

Quando chegamos na bifurcação para encarar a Esfinge desistimos de seguir, o tempo havia fechado, já começava a chover e decidimos retornar pela trilha vermelha. Seguimos com cuidado redobrado, devagar, já que descer é muito pior que subir (pelo menos pra mim)!
Meu joelho ainda está lembrando dessa descida, é muito íngreme.


Essa foi na subida para o Olimpo...

Passamos pelo ‘Vale das Lágrimas’ – uma sequência de descidas com várias cordas e correntes, também divertido J, mesmo com chuva. Pra mim é mais fácil que descer pelas raízes das árvores e pelas pedras molhadas! Depois, passamos por outra via ferrata, está bem longa e exposta...tinha um visual lindo na pedra...mas, com a exposição, e tudo molhado, nem pensar em tentar tirar uma foto L. Aliás, não tiramos nada de fotos na descida toda, com água e lama ninguém quis sacar a máquina!!

Já com o tempo fechado, iniciando a descida pelo 'Vale das Lágrimas'...o lugar é lindo!


Olha aí eu descendo ;)


Por fim, quando chegamos no vale, com o tempo fechado já estava bem escuro, a Michele e o Luciano nos esperavam. Acho que era por volta de 17:30h. Eu sempre acho que a gente deve tirar uma foto do grupo antes e depois de subir...Precisa dizer o quanto estávamos sujinhos, descabelados, detonados, etc, etc, etc? Mas, claro, felizes da vida!!! De alma literalmente lavada J (pena que não tiramos as fotos!).

A galera na via ferrata

Continuando a história do Farofa...Nelson Penteado Alves, montanhista desde 1959, ele é um dos pioneiros nas conquistas mais recentes e registros das histórias do Marumbi. O livro conta todo o histórico das explorações e conquistas, e mostra sua paixão pelo esporte e pela natureza. Detalha a abertura das várias vias de escalada para os cumes do complexo, a colocação das correntes, cordas, grampos, a formação dos clubes.

Eu, Farofa e Rodrigo, na casa do Farofa :D

Além dos esportes da montanha, registrou a geologia, a fauna e a flora. É quase uma enciclopédia do Marumbi!
Nós, além da jararaca, encontramos apenas um sapo J, e ouvimos muitos pássaros. Em termos de flora (apesar de eu não ter fotografado L), vimos várias bromélias floridas. A diversidade e a beleza são impressionantes, típicas da Mata Atlântica preservada!

Quando chegamos no vale, fomos à casa do Farofa, que nos recebeu com sua simpatia e carisma, junto com sua esposa, também montanhista. Foi ótimo! Papo de montanha, histórias de conquistas e amigos. Recomendo muito seu livro, é uma referência no montanhismo brasileiro! Espero ter a oportunidade de encontrá-los de novo. ;)


Todos ficamos muito felizes com a oportunidade de conhecer o Farofa e sua esposa

Bom, voltamos pra cidade, tomamos um café pra fechar, e eu já queria mais montanha...Voltei para Brasília (aqui, pelo menos o dia estava LINDO, o astro rei brilhava no céu de brigadeiro!!!), e fica a saudade dos amigos e da montanha!

Agradeço muito a companhia dos amigos montanhistas: Michele, Luciano, Rodrigo, Konda, Geni e Sérgio! Espero aparecer por aí outras vezes e contar com a companhia de vocês por essas montanhas lindas do Paraná J!

Com a bandeira da Bike Ativa no cume do Olimpo ;)


DICAS:

Ø  Avalie as condições climáticas antes de ir, o Parque fecha quando está chovendo. Se não conhece as trilhas vá com um guia ;). Leve tudo que precisa, não tem infraestrutura no Parque (comida, água, lanterna, anorak, etc).
Parque Estadual do Marumbi - quarta-feira à segunda-feira e Feriados 8h30 às 18h00 -
Telefones: (41) 3462-2954 (Parque) ou (41) 3462-3598 (Público)

Ø  O Parque tem um grupo de montanhistas socorristas. O COSMO foi criado em 1996. Eles fazem prevenção, resgate, manutenção e conservação das trilhas e vias de escalada.
Corpo de Socorro em Montanha - COSMO:
http://sites.google.com/a/cosmo.org.br/cosmo

Ø  Para chegar lá é possível ir de trem, descendo na estação Marumbi; de carro, ou 4x4 (que adianta uma hora de caminhada da estação)
Serra Verde Express: www.serraverdeexpress.com.br