domingo, 3 de fevereiro de 2019

Chapada dos Veadeiros (3-5/jan/19)

Como não rolou uma praia pra lavar a alma na virada do ano, precisava rolar uma cachoeira! 😊

Ainda bem que isso é fácil de resolver por aqui...bora pra Chapada?!

Conseguimos uma super gentileza da tia Lili, que nos hospedou em sua casa, em Alto Paraíso, uma vez que nessa época é tudo lotado e muito caro por lá. Esperamos passar o ano novo, e valeu a pena! A galera da bagunça da virada já tinha partido, e, apesar de ter muitos turistas, encontramos os lugares muito tranquilos para curtir.


Os morros da Chapada, já pegando uma luz do pôr-do-sol.

Paisagem típica, dos rios correndo pelas veredas com os buritis...

Fui com o Lipe, e encontramos com a minha sobrinha Giovanna e seu namorado, Marcos, em São Jorge, a “vila” que fica na entrada do Parque Nacional. Almoçamos e seguimos para as Almécegas, na fazenda São Bento.

Queda da Almecegas II, com o poço maior lá embaixo.

As quedas mais pra cima, onde temos várias piscinas e lajeados.

O poço da Almecegas I, com o vale por onde o rio segue.

Bora cair na água gelada? :)

O poço da Almecegas I, com uma galera lá embaixo.

As piscinas e lajeados da Almecegas II.

O curso do rio, com várias quedinhas cercadas de paredões.

Giovanna, Cacá e Lipe.

Visual impagável, com a queda da Almecegas I, o rio e o vale...

...dá pra ter uma ideia!

Fazia muito tempo que eu não ia a essas cachoeiras, e foi muito bom curtir aquele banho, no dia mais lindo da viagem.

No segundo dia, fomos para as cataratas dos Couros. Um lugar mágico, muito lindo! A fazenda onde se encontram as cataratas está em litígio na justiça, então, não há cobrança na entrada, mas também não há sinalização adequada para chegar lá, e existem alguns acampamentos do MST (não tão ativos quanto já foram) na estrada. São ~15Km de asfalto partindo de Alto em direção à Brasília, depois há uma entrada à direita e seguimos por, aproximadamente, mais ~35Km de estrada de terra. Isso mesmo, não é perto, mas vale muuuito a pena! A estrada é bem perrengue em alguns pontos para quem vai de carro de passeio, mas dá pra chegar.

Pintura das cataratas dos Couros, em uma loja em Alto.

Quando chegamos o céu estava fechando bem no alto das quedas, na direção das nascentes. Um problema: a possibilidade de tromba d’água. Mas, ficando de olho dava tempo de curtir. A correnteza é bem forte nessa época e todo cuidado é pouco. Seguindo o curso da água temos vários lajeados e muitas piscinas para banho. Porém, não conseguimos aproveitar a trilha, porque o Lipe teve uma queda de pressão e de glicemia com a água gelada e o esforço de nadar, sem ter se alimentado direito...foi um perrengue daqueles! Pior...a chuva chegou mesmo, e com força! Saímos de lá debaixo de um toró 😊!

Cataratas dos Couros.

Fotos antes de curtir...

Último dia, escolhi umas cachú que eu ainda não conhecia, e eram mais perto. Pegamos a saída para o Moinho, e chegamos nas cachoeiras Anjos e Arcanjos. O lugar é maravilhoso, mas a trilha de acesso é bem acidentada...nada que, com um pouco de cuidado, qualquer pessoa faça. O dono da propriedade nos recebeu e deu as dicas, primeiro a Arcanjos, depois os Anjos, e a torcida para não chover.

O visual seguindo na estrada para o Moinho.

Galera descendo a escadaria de pedras para chegar na Arcanjos.

Aí está a belezura!

Lipe na cachú!

Chegando na Anjos, uma sequência de quedas e poços.

Anjos.

Aqui dá pra ter uma ideia da sequência de quedas entre os paredões, até chegar ao vale.

O visual do vale.

Conseguimos aproveitar bem a Arcanjos, mas quando fomos para a Anjos o tempo já estava fechado. Então, só demos uma espiada nas quedas e nos poços e já seguimos de volta. Chuva com cachoeira não dá! E, como voltamos no mesmo dia para Brasília foi bom chegar com algum tempo em Alto para almoçar, dar uma volta na rua principal, tomar um café e partir.

Voltamos pra casa pelas vias normais! :)

A cara de Alto Paraíso :)

A Chapada sempre deixa muita saudade, é um pedaço do paraíso nesse planeta.

DICAS:

- Praticamente todas as cachoeiras fora do parque ficam em propriedades privadas e o acesso é cobrado.

- A entrada da São Bento, que dá acesso às Almécegas é R$ 40,00, por pessoa. 
- Nos Couros, por causa da briga na justiça, não estão cobrando entrada. Mas, ao chegar no estacionamento tem uns caras 'vigiando' os carros, e é legal deixar um trocado com eles. Para passar o dia e fazer toda a trilha, eu acho que vale muito a pena pagar um guia.

- Na Anjos e Arcanjos cobraram R$15,00 por pessoa.

 - A distância de Alto para São Jorge é de 42Km, já asfaltados, embora a vila não seja. Para fazer as trilhas no parque não é preciso guia, mas tem de chegar e se cadastrar antes das 12h.