quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PURA VIDA!! Isto é a Costa Rica

É muito engraçado começar a contar as histórias da viagem, pois geralmente todo mundo quer ouvir coisas diferentes, e a CR tem muitas coisas em comum com o Brasil: o casado (arroz e feijão) é o prato típico; a vegetação, apesar de mais exuberante e preservada, é muito parecida com nossa Mata Atlântica (igual, eu diria, apesar de ter seus animais e plantas endêmicos, natural desses ecossistemas); o povo super amigo e acolhedor; o café, a banana...

Como eu escolhi um circuito mais turístico na CR termina que, quando me perguntam das trilhas e aventuras, tenho de confessar que é tudo muito organizado, estruturado e a viagem foi bem tranquila, fora dos meus padrões!

As trilhas são todas calçadas, tem corrimão e por aí vai...aquela coisa bem pra americano mesmo. E se você pergunta: ninguém escala o vulcão? logo te respondem: é proibido! e os loucos que se atrevem terminam morrendo, e blá, blá, blá...e na falta de outros loucos pra me acompanhar, me comportei bem J

San Jose é uma capital de primeiro mundo, tem uma infraestrutura muito boa, muitos chinos (e suas tranqueiras), muitas cadeias de fast food e hotéis. A arquitetura é muito interessante, tem uma mistura de cidade grande, com prédios antigos e até casas mais camponesas. A cidade fica num vale, a uns 1.000m de altitude, cercada pela cordilheira.

Centro de San Jose - ao lado do Teatro Nacional

Parque Central

O país é um quadradinho banhado pelo Atlântico de um lado, pelo Pacífico de outro, e cortado por uma cordilheira linda, com picos acima dos 3.000m. O ponto mais alto tem uns 3.800m de altitude. Existem trocentos vulcões, mas apenas 4 ativos. Destes, visitei dois, o Arenal e o Poás. Acho que pelo menos uns 65% do país é parque nacional ou área de preservação, de onde eles sabem virá toda a riqueza do país! Hoje o turismo já é a fonte mais rentável da CR, e a sustentabilidade é um lema adotado por todos! Eu fiquei impressionada com o amor e o cuidado que eles têm com a natureza. Temos muito que aprender e praticar nesse sentido!

Para os brasileiros é uma viagem cara! Não existem voos diretos, a viagem é bem cansativa. Tudo, tudo mesmo, é pago em dólar lá! Não é necessário fazer câmbio (e eles não são bons!). Como tudo pra turista já é caro, pagando em dólar fica muito caro, pra mim pelo menos! Um prato de casado, que é um PF (simplesmente!), vale aí uns U$10! As atividades mais simples custam uns U$50, e a entrada de qualquer lugar (teatro, museu, parque nacional) é U$10.

Cheguei em San Jose no dia 06, passei a tarde andando pela cidade e no dia seguinte logo cedo já fui para La Fortuna, a região do vulcão Arenal. Na CR o dia começa cedo, umas 5:30h já amanheceu e por volta das 17:30h já está escuro...Os lugares abrem cedo e fecham cedo. Os parques, museus, teatros, etc fecham às 16h. Então, o jeito é entrar no ritmo! Eu acordava umas 5:30h, mas levantava um pouco mais tarde, e já estava dormindo às 22h. Como andava o dia inteiro, nesse horário já estava morta, e nem tive tempo de recuperar as diferenças do fuso horário de 4h!

La Fortuna, como os demais lugares por onde passei, é apenas uma vila que se estende subindo ou descendo os morros cheios de hotéis e restaurantes.
TODAS as estradas na CR são de pista simples, ida e volta, algumas sem marcação no meio e que mal cabem os 2 carros! Não têm acostamento, e dos lados...só floresta, ou nada! Então, qualquer 200km demora pelo menos 4h!! Todos os deslocamentos são longos, tortuosos e cansativos.

Cheguei na hora do almoço e já fui atrás de algum atividade para a tarde. Escolhi o tal ‘Sky tram & Sky trek’, e fui descobrir o que era isso. Lá o tempo muda o tempo todo. O esquema é ignorá-lo e fazer as coisas de qualquer jeito!
O meu chalé tinha a vista para o vulcão, mas quando cheguei ele estava com o cume encoberto. Sorte minha que nesse dia o vi, pois nos dois dias seguintes – tudo branco – ninguém dizia que tinha um vulcão ali na frente!!
Na plataforma final do tram, com o vulcão Arenal ao fundo...enquanto ele ainda aparecia!


Esse é o tram, que passa por um corte no meio da floresta, subindo a montanha.

O tram é um teleférico. Fizeram um corte na floresta, subindo as montanhas, exatamente da largura que precisava para ele passar. Na medida que ele sobe se ganha toda a vista da cordilheira, do vulcão, do lago e da floresta...é lindo! Chegamos em um determinado ponto e paramos numa plataforma. Lá começa o canopy, um tipo de tirolesa gigante cortando o vale! É uma sequência de 9 cabos, da maioria não se vê a outra ponta, e pode durar até 1min o deslocamento de um lado para o outro. É o MÁXIMO! Foi a melhor coisa que eu fiz lá J.

Tem um carinha vindo lá longe...tá vendo?


Olha ele aí chegando...

Vento forte, um pouco de chuva, nuvens no meio, floresta pra todo lado, um vale embaixo, e a vista para o lago (porque o vulcão já tinha sumido!!!). Pura vida!!!



Saindo e chegando das plataformas - fazendo um zip line pelo vale!

À noite saí para jantar com um dos guias do grupo, e depois nos encontramos com um grupo de colegas da empresa. Todos super amistosos e curiosos para trocar informação com la muchacha aqui! Ser brasileira nessas horas sempre ajuda! ;)

No dia seguinte, pela manhã, fui fazer a trilha para a cachoeira La Fortuna. LINDA!! Devo ter tirado umas 200 fotos, e depois vendo todas elas descobri que nenhuma mostrava a beleza e a energia daquele lugar! A natureza tem dessas coisas...é muito difícil conseguir reproduzir a ‘grandeza’ dos lugares!

Na trilha...cascata La Fortuna - LINDA!!

No mirante da Fortuna...


Depois de um banho...o sol resolveu sair e eu ainda fiquei fotografando...

Pela tarde o tempo fechou, chuva, chuva e chuva! Eu tinha agendado um trekking pela base do vulcão. Puro engano, era uma voltinha no parque...que me saiu o maior mico! Todo mundo de capa de chuva, sombrinha (isso mesmo, vi muitas por lá!!!) e eu sem nada, short e camiseta regata! Por sorte me emprestaram uma capa de plástico e meu humor melhorou (aqueci!!). Nada de vista, só chuva!!!!!!!!!!!!!

Essa foi a trilha pela base do vulcão...cadê ele????


Agora sim! já que só chove...banho nas termas de Tabacón ;)

A única coisa boa desse programa é que ele acabava numas termas – Tabacón – e essa água quente com a chuva e o frio estava muito boa! Jantamos por lá, era um menu de Buffet (raridade por lá!), muito bom também. Só pra ter uma ideia, paguei U$20 em um suco e uma taça de vinho!!! E a chuva continuou por toda a noite!

No dia seguinte fui para Manoel Antonio, um vila na entrada do parque de mesmo nome, região da costa do Pacífico...Na verdade, é uma rua subindo/descendo o morro que dá acesso à entrada do Parque, que fica perto da praia. Este, o maior e mais famoso da CR. Foram umas 7h de viagem L

Costa do Pacífico...

Por lá se vê a prática de esportes por todo lado! Passamos por uma competição internacional de bike, nas praias de Manuel Antonio tinha competição de vôlei, tem sempre algum maluco correndo pelas montanhas, tinha campeonato internacional de surf feminino na costa do Atlântico...e por aí vai! Mas o que impressiona mesmo é a quantidade de ciclistas! E haja técnica, porque por lá é só morro, inclinado mesmo! E põe ladeira nisso!!!

Os colibris estão por toda parte, de todas as cores...mas, vai tentar fotografar!

As flores e plantas exuberantes também são criadas e exportadas pela CR.

Essa é uma libélula :)

Essa região é bem mais cara! Se eu já estava achando tudo caro...pura vida!
Cheguei e não dava mais tempo de ir para o parque (fecha às 16h), fui logo atrás do meu casado e de alguma atividade pra aproveitar a região!!! Só consegui um passeio para avistar animais noturnos – U$40...vamos lá! O tempo começou a fechar (pra variar!) e era um passeio mesmo...numa pequena reserva, e o objetivo era avistar frogos!!! Fiquei revoltada de pagar 40 doletas por isso! Bom, pelo menos consegui algumas fotinhas de sapos...nada de vermelhos, roxos, super venenosos...mas, todos bem simpáticos!

Kkk, que hora pra fotografar!! Esses são os 'olhos vermelhos'

Esse o mascarado...

Esse não sei não :D

Esse é o gladiador, pelo barulho que ele faz!

A m* da chuva não passou, o dia amanheceu chovendo, e eu amanheci no parque! Fiz todas as trilhas...andei o dia todo! E sobe e desce morro, e praia, e chuva, e muito verde e bichos por toda parte!

Trilhas do Manuel Antonio debaixo de chuva :(

Mesmo assim, ainda tentei fotografar a bicharada...

Com o tempo melhorando, as praias começam a mostrar sua beleza!

Esses aí estão por toda parte, são os capuccinos.

Passei um tempão correndo atrás desses gambas pra fotografar!

Esse aí então...trocentas tentativas e nenhuma boa!

Vi várias, de vários tamanhos e cores, mas tb difícil de fotografar. Essa aí tem pelo menos 60cm!

Pena que o sol só apareceu umas 13h, mas não sei se seria tão fácil fazer todas as trilhas se o sol estivesse como amanheceu no dia seguinte! Peguei umas 2-3h de praia e quase viro um pimentão vermelho!! Às 7h da manhã o sol estava rachando!!! E como a umidade é muito alta, é bem complicado...

Essa região é belíssima, e repleta de natureza viva!! São roedores, sapos, pássaros, iguanas, macacos, borboletas e colibris por toda a parte! Pura vida J

Praia no dia seguinte!

Não andei muito pela ‘vila’, me restringi a ficar por perto do meu chalé...e descobri dois lugares que indico muito: um café chamado Milagro, foi o melhor café que eu tomei na CR; e um restaurante chamado El Avión. O cara construiu um restaurante numa encosta, com vista para o mar, dentro de um avião de carga, tipo um Hércules, e foi o melhor filé de atum que já comi na minha vida J

El Avión - o melhor atum que eu já comi :D

Na tarde do dia 10 já estava voltando para San Jose...e nesse dia, como já cheguei tarde, não animei de sair andando pela cidade. Fiquei por ali, jantei e arrumei as coisas para o dia seguinte.

Meu último dia tinha um passeio incluso, para conhecer o vulcão Poás! Como era o dia de ir embora, o tour privado saiu às 7h...e estava frio pra caramba em SJO! Subimos pela cordilheira quase 1.500m! chegamos na entrada do parque e estava tudo branco L...resumindo, cheguei e não vi nada!! Resolvi fazer a única trilha do parque, subindo pela encosta até a lagoa, que é mais alta que a cratera do vulcão, uns 2.650m. Adivinha? Nada de vista, tudo branco!!! A gente estava no meio de várias nuvens, e apesar do vento forte, o sol não aparecia! Desci, e por sorte o tempo virou! Devagar foi limpando e o sol abriu...voltei para a cratera e lá estava ela aparecendo com as fumarolas que mostram sua atividade! Muito legal ;)

Situação quando cheguei à base da cratera do Poás...nada de vista, só nuvens!

A placa diz que a lagoa existe e está logo aí na minha frente...

CADÊ???

Enfim, o tempo abriu...e a cratera apareceu :)

Como eu ainda tinha tempo, quis visitar uma comunidade que me disseram produzir os artesanatos vendidos pelo país...não era bem isso, era uma cidadezinha moveleira, mas como tive 2 indicações para conhecê-la fui. O motorista me propôs um parque na descida do vulcão, o folder parecia interessante, cachoeiras e animais silvestres, mas achei que era pouco tempo para encarar os U$70 doletas que isso valia! Paguei U$40 para ele me levar até Sarchi, e depois, para o aeroporto.

O carro de boi é super tradicional na CR, carregavam café...é artesanato típico!

Impressionante:
  • as árvores são vestidas! Isso mesmo!! São cobertas por bromélias, ou musgos e samambaias!
  • a umidade do ar é 100%! Tá certo que a maior parte do país tem clima tropical úmido, mas não há época de seca, pode crer!!! Chove mais ou menos, mas SEMPRE chove!!! Então, acessório básico na CR é capa de chuva! E isso só me lembra minha mãe dizendo, tá levando roupa de frio? Tá levando capa de chuva? E eu: não, não preciso disso!! Pois é...
  • na cordilheira, que é zona de fogo do Pacífico, a CR tem mais ou menos 120 vulcões catalogados, mas apenas 4 ou 5 ativos, entre eles o Arenal e o Poas.
  • ocorrem uns 3.000 terremotos por ano! Esse ano já aconteceram uns 2.300...eu não senti nenhum J
  • Pra fotografar o Arenal totalmente limpo tem de ter muita sorte! Num dia limpo disseram que ele aparece entre 10-20min apenas! Pura sorte...assim como para fotografar os trocentos bichos diferentes que a gente vê por lá!!!
  • Se eu não tivesse fotografado o vulcão no primeiro dia não diria que tem um vulcão lá!!! Às vezes, nem a cordilheira dá pra ver! Fica tudo encoberto pelas nuvens...e você não consegue ter a dimensão do lugar onde está.
  • a energia produzida é 100% limpa: 50% provém do lago (~8.100m2), 25% é eólica, e os outros 25% térmica, dos vulcões.
  • o país não tem Exército! Não se investe em armamento, esse dimdim vai para a educação, saúde e proteção. A corrupção parece ser duramente punida! Eles têm 2 ex-presidentes na jaula! Ai se isso acontecesse aqui!!!!!!!
  • se jogar lixo na rua é multa, se derrubar árvore é multa, o lixo é praticamente todo separado e reciclado! A educação tem pegado forte para que o país seja totalmente sustentável em poucos anos. Achei isso o máximo!!
  • todos demonstram um grande amor pelo país e pela natureza! O cuidado é muito grande, e isso se traduz na felicidade que é apontada pelos índices. 
É isso....adorei! mas uma semana é muito pouco tempo para conhecer a CR! Acho que umas 3 semanas valeria muito a pena! Agora que já sei, e conheço os esquemas, quem sabe um dia desses a gente não volta! J PURA VIDA!!


 Pura Vida!!!!