domingo, 29 de maio de 2016

Portugal e Espanha (07-20/maio)


De volta ao continente europeu. Feliz da vida por poder conhecer e explorar novos países J! Faltaram as montanhas, que ficaram ao longe, na janela do trem...

O mote dessa vez foi acompanhar uma de minhas sobrinhas em um curso de fim de semana em Portugal (que não deu certo...). E, aproveitei para dividir o tempo e conhecer também um pouquinho da Espanha. 

Bom, não faltam informações para visitar a Europa, que, em regra, é visitada pelas questões históricas, culturais e gastronômicas. Por isso acho que o blog vai ser bem sucinto. O roteiro de Portugal foi fechado com bastante antecedência, e, como não conhecia nada, estava valendo! Já para a Espanha foi bem difícil decidir, tem muuuuita coisa legal e é necessário muito tempo para explorar. Na verdade, muitas viagens, pois, as partes que mais desejo conhecer ficaram de fora: os Pirineus, e a Andaluzia!

Em Portugal estávamos de carro. Começamos em Coimbra, cidade histórica, que tem a primeira universidade do país. Tudo na cidade gira em torno da universidade, e, todos os alunos usam uma capa preta pelas ruas. Achei que combinava muito bem com o friozinho e com a chuva que pegamos por lá, mas não acredito que seja um hábito no verão!


Chegando na Universidade de Coimbra.

Os arcos do Museu Nacional Machado de Castro...aí tem um restaurante maravilhoso! Vale muito a pena, sem falar na vista!

Perambulando pelas ruas...e nada de a chuva parar!

Chegamos no dia 07, passeamos pela cidade/universidade. Jantamos num restaurante muito bom (aliás, difícil dizer o contrário em qualquer lugar em Portugal!) e no dia seguinte ainda aproveitamos um pouco da manhã para ver a organização da maior festa universitária da cidade, que estava acontecendo.

Seguimos para Évora, passando por Abrantes e Aviz, ambas pareciam cidades fantasmas. Descobrimos que o povo não sai de casa no fim de semana se estiver frio L! Coisa esquisita...pareciam cidades abandonadas! Apesar de bem bonitas, não tinhasm vida.


Abrantes...muito linda, mas deserta!

Muitas esculturas pelas ruas...desertas,

Deserto...

O MÁXIMO!!! Campos e campos de florzinhas, árvores de cortiça e ovelhas!

Já pensou se aqui tivessem campos assim?

Árvores típicas e florzinhas pelos campos.

Achei Évora o máximo!!!!! Imperdível, eu diria. O centro histórico, as igrejas, as paisagens, a comida, o vinho, tudo J! Pena que ficamos muito pouco tempo. 

Uma das igrejas, com a iluminação do anoitecer.

A mesma igreja, praça de dia. Todas as cidades mantem um padrão de branco e amarelo.

A capela dos ossos, ao lado da Igreja de São Francisco.
"Nós ossos que aqui estamos, por vossos ossos esperamos"...bem Franciscano!

Ruínas do templo romano.

De lá fomos para Lisboa (09), onde ficamos no Bairro Alto, bem no agito dos turistas. A cidade tem muita coisa para fazer e não demos sorte com o pouco tempo e a segunda-feira, quando quase todos os museus e igrejas fecham. Neste dia pegamos o bondinho e seguimos para a região de Bélem, e passeamos pelas ruas passando pelo Mosteiro dos Jerônimos, museu da marinha, Torre de Belém, padrão dos descobrimentos, e, claro, Pastel de Belém!! Eu não dava nada por ele, mas foi o melhor que eu comi. Sem comparação! No dia seguinte andamos de novo pelo centro, Baixa, Chiado: Catedral da Sé, Igreja de Santo Antônio (casa onde ele nasceu), castelo de São Jorge e só!

Casario de Lisboa, muitos azulejos.

Circulando pela Baixa, Chiado.

Mosteiro dos Jerônimos, fechado...

A construção do mosteiro é do século XVI.

A Torre de Belém.

Outro ponto de vista...

O monumento dos descobrimentos, uma caravela.

O point pra comer os pastéis de nata, que são conhecidos como pastéis de Belém, por causa dessa casa :)

Sem comparação com qualquer outro!

Terreiro do paço, ou praça do comércio...

Trocando uma ideia com Fernando Pessoa, no bar que ele constumava frequentar.

Subindo pelas ruelas, a caminho do Castelo de São Jorge.

Vista da muralha do Castelo.

Explorando as ruínas.

 O casario e o mar.

Igreja de Santo Antônio, que foi construída na casa onde ele nasceu.

O tradicional bondinho.

Coisas da Europa...

Seguimos para Cascais e Sintra. Cascais vale muito a passagem, não deu pra descobrir muita coisa, mas Sintra é para ficar! E só passamos...Cidade linda, natureza linda, castelos, muita coisa que vale a pena fazer, mas estávamos de passagem e tivemos de escolher...optamos pelo Castelo dos Mouros, que fica perto do Parque e Palácio da Penha, e na subida, passando pela cidade vimos vários pontos de interesse que me deixaram triste de pular!


Algumas das obras de arte na areia da praia de Cascais :)

Um dos vários castelos nos morros que cercam a região de Sintra.

Vista dos Castelo dos Mouros.

Explorando o castelo...

Palácio da Penha.

Mais vista, mais muralhas e castelos...

Oh eu aí :)

Passendo pelas torres e muralhas.

Seguimos para dormir em Aveiro. Chegamos à noite e só tinha um lugar aberto na cidade para comer!! Isso por volta das 21-22h...mas, para a nossa sorte o lugar tinha uma comida (petiscos) maravilhosa!!! Essa foi a única coisa boa da cidade, tanto que, no dia seguinte, demos uma volta e seguimos para o Porto.


Muitas construções, branco, amarelo, azulejos azuis...

Muito comum nas casas, lindas pinturas com imagens de santos, como essa de N. Sra. de Fátima.

A Veneza de Portugal não 'colou'...nada a ver!

Aí sim, fiquei realmente impressionada! O que que é aquilo...uma cidade super bem cuidada, preservada, linda! Também entra na lista das imperdíveis! Passear pelo centro, parques, entrar nas igrejas, visitar a Igreja e a Torre dos Clérigos (pegamos um concerto de órgão!), livraria Lello, mercado municipal, estação São Bento, passear pelo cais da ribeira. Aliás, o Douro, assim como os outros rios de Portugal e de toda a Europa são muito importantes na história e desenvolvimento das cidades. Ficamos dias 11, 12 e dia 13 seguimos para Braga. Eu queria ficar mais, confesso!

Dá pra comparar com o casario de Lisboa...aqui é muuuuito mais bonito!
Tá certo que lá teve o terremoto que detonou muita coisa, mas o Porto...sensacional!

Muitas construções com azulejos pintados.

Ruas mais comerciais do centro.


Descendo para a estação São Bento.

Casas antigas, arte na rua...

Estação São Bento. Linda! Toda de azulejos reportando conquistas da época, idos de 1900.

Igreja e Torre dos Clérigos, uma vistia imperdível!

Vista da cidade, subindo a Torre dos Clérigos (1763).

Catedral do Porto.

Região da Câmara Municipal.

Vista das ruas do centro.

Catedral vista da Torre...com zoom!

Vista do Douro.

Concerto de órgão :)

Livraria Lello, outro ícone da cidade.

Passeando pelos parques da região do Palácio dos Cristais (que não existe...).

Anoitecer no cais da Ribeira...lindo!

Café Majestic. Lugar bonito, vale a pena pela comida e atendimento!

Mais anoitecer no cais...

Braga foi de passagem mesmo, a cidade me pareceu bem interessante, mas não havia tempo para explorar, uma vez que os horários de ônibus para Santiago de Compostela eram super limitados. Comprei meu ticket de ônibus para seguir para a Espanha e deixei minha sobrinha e seu namorado em Portugal. Eu pensei que fosse bem mas fácil o deslocamento entre países, mas achei as opções limitadas, e quase todas com transbordo ou conexão.

A Espanha é realmente outro país! É impressionante como você viaja algumas horas e muda tudo! Há dois anos atrás, quando fiz o Mont Blanc, não percebi tanta diferença rodopiando entre a Itália, a França e a Suiça. Acho que pelo foco da viagem ser os Alpes, as montanhas, e o público ser de toda a vizinhança. Mas, me lembro do bairrismo entre eles kkkk.

Bom, vamos lá! Cheguei na minha hospedaria em Santiago às 19h, e conversando com a Estrella, que me recebeu, disse que ficaria duas noites porque queria pegar a missa dos peregrinos às 10h do dia seguinte. Todas as minhas recomendações eram para participar da missa e, com o botafumeiro, de preferência! Aí ela me disse: hoje é sexta, tem uma missa agora às 19h:30 e é o único dia da semana que tem o botafumeiro (eu pensei que fossem todos os dias!). Eram tipo 19h:10-15'...eu só perguntei pra que lado era a catedral e saí correndo!

Vista da Praça do Obradoiro, do Museu da Catedral. Vive cheia de peregrinos que chegam o tempo todo do Caminho.

Ruelas que dão acesso ao centro medieval.

Tudo, tudo de pedra, o clima já contribui para uma volta no tempo...e, quando o povo toca e dança músicas celtas pelas ruas, eu viajei mesmo!

Entrada lateral da Catedral, a entrada principal está em reforma :(

Entrando no centro histórico.

Ruazinhas estreiras, em algumas se abrir o braço toca nas paredes...tudo de pedra!

Cajados, com as conchas de vieira, são dois dos principais símbolos do Caminho. Tem sempre pintada a Cruz-espada de Santiago.

Vitrine típica nos restaurantes da Galícia, muitos frutos do mar :)

Nos entornos da Catedral...

Um arco do centro, onde sempre tem uma figura tocando ou cantando aproveitando a acústica fantástica destes locais.

A fachada principal da Catedral, em reforma.

São tantos detalhes na fachada, nos pórticos, que por mais que você olhe não consegue ficar satisfeito. Muitas histórias, muitos simbolos, muito legal!

Foi a conta de entrar na catedral e a missa começar! Ufa!!!! Igreja lotada, eu em pé, quase atrás de uma coluna, mas não interessava...tinha conseguido entrar! Eles fecham as portas quando a celebração começa.

Sem comentários sobre a missa. Coisa linda!!! A homilia que aborda o verdadeiro sentido de ser peregrino, era sexta-feira 13, dia de Nossa Senhora de Fátima (eu estava pertinho, mas não sabia disso...). Juntou tudo e foi maravilhoso. Os cantos, o órgão, o botafumeiro. Tudo. Alías, eu dava uma volta pela cidade e voltava para a catedral...a riqueza é tão grande que é possível ficar dias observando. Lá também se encontram os restos mortais do apóstolo.

O altar principal, com a imagem de Santiago, que os peregrinos vão abraçar, e depois descem para visitar os restos mortais do apóstolo.

Olha ele aí...

O botafumeiro (incensário) gigante!

Esse foi um dos órgãos mais legais que visitei, lindo!

Quando o botafumeiro para, e encerram a missa. É preciso 6 monges para pendular o incensário!

Santiago é uma cidade medieval (o centro histórico), super bem preservada, com inúmeras igrejas, monumentos e museus. Tudo é feito de pedra na Espanha. É uma coisa impressionante! Em Santiago tudo gira em torno do Caminho. São peregrinos de todo o planeta circulando por toda parte, não interessa o credo, todos foram contagiados pela magia do Caminho. O clima de irmandade e simplicidade é muito legal!

Saí da cidade no dia 15 e segui de trem para Bilbao. O destino final da viagem era Barcelona. Eu queria escolher poucos lugares para poder conhecer um pouco melhor e explorar um pouco mais. Como o caminho que eu gostaria de passar era seguindo por Leon e Burgos, aproveitando o roteiro do caminho de Santiago e também da região dos vinhos, a opção foi ir de trem passeando por toda a região, quase atravessando a Espanha pelo norte, seguindo para Bilbao.

Fui observando as mudanças na paisagem, os campos de flores de todas as cores, amarelas, roxas, vermelhas, videiras, videiras e videiras e depois as montanhas. Sem falar no curso dos rios pelo caminho. Lindo! Aliás, os campos floridos também fazem parte de todo o roteiro de Portugal, principalmente na região do Alentejo. LINDO!!!

Bilbao foi indicação de uma amiga de Brasília, e foi super válida. A cidade é linda! Consegue juntar o antigo centro medieval com a modernidade da arquitetura que permeia a cidade e a deixa famosa. Quase me senti em casa com as curvas, treliças e estruturas diferentes do padrão. Cheguei no começo da noite, fiquei uma segunda-feira (16) e na terça fui logo cedo de avião para Barcelona.

Ria de Bilbau...agora mudamos da Galícia para o País Basco!

Ao fundo a passarela com o Guggem.

Show de arquitetura, com várias obras no lado de fora, essas são as principais atrações da cidade.

Guggenheim...

Mais Guggem...

Muitos jardins lindos pela região, esse cercado de florzinhas brancas.

Se não bastasse ser segunda, ainda tinha greve :(!

Ruas e praças, uma mistura de moderno e antigo que funciona muito bem, com ruas largas e bastante espaço.

Até o Puppy estava no dia de banho e tosa :(! Tive de voltar no fim da tarde e ainda fiquei esperando tirarem as estruturas que o cercavam para a 'faxina' no 'bichinho'.

Um arranha céu para compor a paisagem ao fundo...

Mesmo sem florzinhas, valeu a espera para ver o Puppy descoberto...

De novo azar com o Guggenheim que fecha nas segundas, mas não o Museu de Arte Moderna...só que estava fechado por causa de uma greve dos funcionários L!!! Ninguém merece! Eram as principais atrações da cidade...bom, deu pra gastar a sola do tênis de tanto andar e acho que deu pra ter uma boa ideia da cidade. Já li que o que vale mesmo a pena no Guggem é a casca, sua estrutura, e deu pra aproveitar bastante.

Foi em Bilbao que realmente minha ficha caiu pra realidade da cultura espanhola. Quem almoça/janta o menu do dia são os turistas, porque os locais comem em pé na calçada, ou no balcão, tapas ou bocadillos e bebem, bebem e bebem!!! E fumam, fumam e fumam. Aliás, não tinha quarto para não fumante no hotel que fiquei, e a minha reserva pelo Booking pedia um quarto para não fumante...coisas da Espanha!

Enfim, consegui me sair bem e só adotei as tapas no jantar do último dia da viagem. Preferi os menus do dia e os vinhos no almoço e jantar! Não me arrependi nem dos menus do dia e nem das tapas e bocadillos, todos fantásticos! Afff, deu pra engordar nessa viagem L!

Voltando para o roteiro, fiquei de 17 a 20 em Barcelona, quando retornei para Brasília. Barcelona tem muuuita coisa pra ver, mas, apesar do pouco tempo, consegui fazer todas as coisas que eu queria. Fiquei hospedada numa rua das Ramblas (ciutat vella, agora na Catalunha!!!), ou seja, já estava na muvuca! Dali conseguia fazer quase tudo andando...e, somente no último dia resolvi desistir da andação porque meus pés e minhas panturrilhas já estavam nas últimas!


Uma das trocentas plazas que rodeiam as Ramblas. Todas maravilhosas...

Ferran, a rua que fiquei hospedada.

Alguns cantos lotados, e outros nem tanto, todos com seu charme! Tudo de pedra!

Plaza Catalunya...sempre lotada, central para conhecer vários lugares em volta.

Mercado de la boqueria. Frutas, frutos do mar, temperos, coisas de todos os lugares...

No teto do Palau Guell...Gaudí que caprichou de novo, muita criatividade no estilo, e muito simbolismo.

Mais perto da praia, no final das Ramblas, são famosos os caricaturistas...

Em todo canto tem gente tocando de tudo, arpa, violino, banda de blues, etc...

A Catedral...linda!

Sagrada Família: a obra de arquitetura mais impressionante que já vi!

É impossível dar conta de tantos detalhes e tanta perfeição talhada em diferentes tipos de pedras.

Sempre lotada, e, ainda em construção, a obra impressiona. Vale a pena conhecer sua história!

As fotos não dão a dimensão da beleza e do nível de detalhes e complexidade do templo.

Tudo de pedra!

Circular pelo centro antigo, medieval, é uma das coisas imperdíveis em Barcelona. Você precisa se perder nas ruazinhas do bairro gótico, entrar em todas as igrejas e museus que puder! Nessa região tem o Museu Picasso, o Museu de História e o Palau Guell que achei imperdíveis. Das igrejas a Catedral da Sé. Seguindo para observar as casas de Gaudí, suba para o Passeig de Grácia e observe as construções dele e de vários outros nomes famosos (casa Battló, casa Amatller, casa Lléo, casa Mila...). É um espetáculo deixado pela burguesia da cidade.

Agora, falando sério, uma das obras mais impressionantes que vi na minha vida é a Sagrada Família...sem palavras! A Sagrada Família não tem preço!

Sagrada Família, entrada do lado da paixão, muitos detalhes, muito simbolismo.

Centro histórico.

Parque Guell, famoso, mas não achei muito interessante. Valeu andar uma parte do caminho para conhecer bairros normais da cidade.

Torres coloridas, piscinas de moisaícos...

Uma das casas famosas do Passeig de Grácia.

Barcelona tem muita coisa, e não conheci metade das famosas talvez. Mas, se tiver de indicar alguma coisa, indico a Sagrada Família e a cidade velha! No mais, é comer, beber (não dá pra escapar!) e curtir os espanhóis, que, como os portugueses, são muito amistosos. Amei a viagem! Serviu para eu ver que preciso voltar muitas outras vezes  J!


Casa Batlló, Gaudí...

Centro histórico, ainda tem ruínas da época romana! Vale a pena visitar o Museu de História.

Perto do Museu Picasso...

Mais uma Plaça Reial, a minha preferida para comer, com a lua cheia no céu :)

Fui deixando muitas coisas ainda para fazer, sabendo que preciso voltar muitas vezes :)


DICAS:

- Em Portugal ficamos em hotéis simples e em hostels. Só tivemos problemas com pessoas mal educadas em Lisboa. Apesar de o hostel ser muito bem localizado e avaliado a infra é muito precária para a quantidade de gente. Se tiver alguém para dividir as despesas não vale a pena ficar em hostel! 
- O que conheci que recomendo: Évora, Sintra e Porto. Seguindo de ônibus para Santiago passei por uma cidade/porto chamada Vigo e fiquei impressionada. Eu colocaria na lista! É claro que tem muito mais, mas estas são imperdíveis!
- Em Portugal, e também na Espanha, os 'menus do dia' estão por volta de 10 euros. Isso inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida. Se você quiser vinho e água e pedir um café fica em torno de 14. É muito barato! Mesmo comparando com o que pagamos aqui. Aliás, sem converter temos bem claro a vergonha que é nossa economia e a desvalorização da nossa moeda.
Mas, um dos lemas desse tipo de viagem tem de ser 'quem converte não se diverte!' Só vale a pena converter se for algo bem mais caro...


Esse aí tinha fila para entrar o tempo todo, em Santiago. Muito bom e barato!

Maria Luisa, em Évora, foi um dos melhores da viagem. No final, serviram de cortesia esse licor de tangerina...fantástico, como tudo que comemos!

- Na Espanha, o esquema dos hotéis já foi mais complicado. Estava sozinha, e as hospedagens são mais caras. Em Bilbao o quarto tinha uma infra muito boa, mas fedia pra caramba, troquei de quarto e não adiantou nada. Em Barcelona foi pior...fiquei num hostel, quarto individual com banheiro, e, dei a sorte, de pegar um grupo de jovens instaldo no mesmo andar. Foi uma noite sem dormir. Muitas reclamações e me trocaram de quarto no dia seguinte com a promessa de que os professores controlariam os alunos. E, esse foi o lugar mais caro da viagem toda! Não sei se isso é comum, mas já vi que hostel na Europa só mesmo se você não se incomoda com a barulheira. Na montanha o esquema é diferente e não há problema, fui confiando que seria parecido...
- Em todas as cidades fiquei nos centros históricos, muito bem localizada. Acho que vale a pena pagar um pouco mais e estar perto de tudo. Uma coisa chata nos centros, na Espanha, é a sujeira! Fiquei espantada com a sujeira nas ruas do centro em Bilbao e em Barcelona. O chão é forrado de pontas de cigarro e outras coisas. O cheiro de xixi tb pega. Acho que 100% dos espanhois têm cachorro. Até que tem pouca caca nas ruas, mas o fedor de xixi...
Saindo do centro tudo calmo e limpo! Mesmo com muitos cachorros kkkk.
- Na Europa todos andam muito, e para eles isso é normal. Então, prepare as canelas, os pés e as pernocas...eu também prefiro andar, mas sempre há opções de todos os tipos de transporte! :)

- Alguns links muito úteis:
http://www.passaportebcn.com/
http://www.renfe.com/
https://www.alsa.es/
http://www.goeuro.com/