quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PARNA - Chapada dos Veadeiros

UAUAUAUAHUUU – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Vila de São Jorge - 02-03/nov/2013

Matando a saudade desse lugar maravilhoso! Por mais perto que seja de Brasília, as minhas escolhas, que fazem a correria do dia-a-dia, não deixam muito tempo para as trilhas por lá. Eu queria fazer a travessia leste, passar aí uns três dias no mato, mas não deu...então, fui atrás da trilha nova, aberta em junho, no parque nacional – a Travessia das Sete Quedas. 

Liguei na administração do parque e me disseram que algumas pessoas faziam a travessia no mesmo dia, em vez de pernoitar (que também é uma ótima). São 23,5Km, 17 até o camping, nas Sete Quedas, depois mais 6 até uma estrada fora do parque, onde é necessário contratar um ‘resgate’ (ou andar mais 12Km até São Jorge...).

Paisagem típica da Chapada - Morro do Elefante e da Baleia

Eu queria ‘ralação’ – treino, então, fazer num dia a travessia estava ótimo! Fechei com um guia - Jucie, e um amigo - Dario, que mora em Goiânia, topou a parada. Fomos J

O parque não exige mais que as trilhas sejam feitas com guia. Eles marcaram as trilhas com indicações coloridas, e agora é por conta de cada um, se não quiser contratar um guia. Não achei muito legal, porque, apesar do preço do guia ser caro para alguns, eles cuidam do parque, e isso faz muita diferença! Eu considero a Chapada dos Veadeiros o parque mais limpo do Brasil, e espero que ele se mantenha assim com esta política.

Flor do candombá...só tinha os pequenininhos nessa época

A trilha dos cânions é marcada com vermelho, a do salto de 120m de amarelo, e a travessia de laranja. Há setas indicativas nas pedras ao longo da trilha, e nos pontos mais críticos, como na travessia do Rio Preto, eles colocaram uns canos mais altos para facilitar a visualização, mostrando a melhor direção para a travessia. Ficou muito bom.

Setas indicativas, essa aí antes da bifurcação das trilhas

No caso da travessia, com pernoite, é preciso reservar na administração do parque, porque a capacidade máxima permitida é de 15 pessoas. No site do parque tem todas as informações necessárias. No caso de ir com guia e fazer num dia só não era necessário, mas mesmo assim fizemos a reserva pra garantir.

Marcação da trilha na pedra, e o Jucie...

Não encontramos ninguém na trilha J, adoro isso!!! Preenchemos 2 formulários na entrada do parque, e nos entregaram um ‘crachá’ de identificação, que deveria ser deixado na saída do parque. Há uma caixa na saída para receber os crachás, e os guardas-parque passam no fim do dia e conferem quem saiu e quem ficou. Isso agiliza o resgate, no caso de ter pessoas perdidas nesta trilha.

Começamos a trilha no sábado umas 8:30hs. O tempo estava nublado, o sol aparecia de vez em quando e não dava pra saber como seria...mas, estávamos animados! Andamos pelo trecho comum das trilhas até o Cânion I, depois seguimos as setas laranja para a travessia.

Andando pelos campos limpos

Chegada ao Cânio I

Vegetação típica

Olha aí, até pinheirinho achei dessa vez :) é o Natal chegando!

Mistura de cores: árvores secas, verdes de vários tons, florzinhas pela trilha...

Passamos pelas trilhas típicas da chapada, forradas de cristais, muitas pedras, depois cerrado, campos limpos, e o visual das ‘montanhas’ nos cercando. LINDO!! J

Trilha plana, com as chapadas cercando o visual

Essa era uma das vistas na ida para as Sete Quedas

Ponto de travessia do Rio Preto

A maior parte da trilha é plana. O que pega mesmo é a distância, e o sol direto em todo o percurso! Demos muita sorte de o tempo estar fechado durante os 17Km até as Sete Quedas...aí fomos muito bem, acho que já estávamos lá umas 13hs. Aí, adivinha?? Caiu aquele temporal! Tivemos de correr e juntar tudo pra atravessar o rio e garantir que estaríamos bem, caso a chuva continuasse daquele jeito.

Atravessando uma 'cidade de pedra'

A área de camping fica próxima desse local...chegando nas Sete Quedas
Tempo fechado...o céu estava feio :(

Pose pra foto na chegada

Analisando a área...antes de entrarmos na água...antes do toró!!

Atravessamos o rio e resolvemos esperar um pouco. Vimos que a chuva seguia para outra direção e a gente queria aproveitar o lugar!! Deu certo :D

Ficamos por lá lagarteando nas lajes, filosofando maluquices compatíveis com as lendas do lugar, e tomando um sol, que, enfim, saiu...

Sequência das Sete Quedas

Enfim, vidinha mais ou menos...

Agora dá pra ver melhor a situação do céu

Depois da curtição, fomos. Conseguimos ligar para o resgate para combinar o horário da volta na saída do parque. Tudo certo...caso contrário, seriam mais 12 Km até São Jorge...nem um pouco legal, depois de andar 23Km no cerrado, sem falar que o sol já estava pegando!! Imagina se tivesse aquele sol o tempo todo – thanks God!!!! Sortudos...temos anjos da guarda, foi tudo perfeito! J

Eu e Dario no final da trilha, chegando na estrada

Chegamos na vila umas 17:30 hs, e fomos tomar um café, um suco na cafeteria da pousada Bambu. Depois, demos uma volta na vila e fomos conhecer a dica do jantar, dada pelo Jucie, uma risoteria bem legal. À noite tinha música ao vivo e a comida – muito boa!!! Principalmente, depois de um dia de trilha ;)

No dia seguinte combinamos com o Jucie de ir para a cachoeira do Segredo. Trilha completamente diferente da anterior, fora do parque, seguindo pela Serra do Segredo, atravessando o rio várias vezes, passando boa parte da trilha por mata ciliar. Conhecemos um casal na pousada, e dividimos o preço do guia. Chegando na entrada da fazenda, onde deixamos o carro, temos de pagar e ganhamos uma pulseira de controle...

Começo da trilha pra cachoeira...outro cenário!

Primeira travessia, Rio São Miguel

O lugar é LINDO!!! Maravilhoso...recomendo MUITO!
O Jucie disse que o nome é por causa da época do garimpo, quando pediram segredo para os achados da região, e claro, não pegou J. Nessa trilha andamos 16Km, ida e volta, e fizemos caminhos diferentes. Pegamos 'aquele' sol o dia todo!! Não estava fácil, mas a trilha e a cachoeira compensam o sacrifício – sem dúvidas! Acho que é a cachoeira mais linda da chapada.

Já conheço essa pose ;)

Uma das travessias do Rio Segredo...pelo caminho das pedras

A trilha segue, no começo, por uma estrada (dá pra ir mais um pedaço de 4x4), depois começam as travessias do rio, acho que umas sete ou oito vezes. A trilha segue pela margem do rio Segredo, boa parte em mata ciliar, o que ajudou bastante na ida por causa do sol. Depois, passamos por um campo mais aberto, contornando os morros para chegar de novo na mata que dá acesso à cachoeira. Toda a trilha é linda!! Quando avistei o paredão da cachoeira na trilha já comecei a comemorar...D+++.

Paramos nesse local para comer e curtir...simplesmente LINDO!

Na sequência formam quedinhas...fiquei deitada aí só deixando a água passar


Parte mais aberta da trilha da ida

Voltando pra mata

Avistando o paredão da cachoeira na trilha!! D+

A foto não revela a beleza do lugar...

LINDA! e não é mais 'segredo'

Voltamos por outro caminho, mais perrengue, pois não era bem uma trilha, e pegamos bastante sol na moleira! Foi um sobe e desce, fazendo um atalho, onde economizamos 1Km de trilha.

Saindo da cachoeira

A natureza fez um santuário cercando a cachoeira

Fomos bem, saímos um pouco antes das 10hs, e chegamos de volta no carro às 16:38hs. Aí, foi o tempo de tomar uma ducha na pousada e voltar para Brasília. A comemoração do findi foi aqui, no velho e bom Martinica Café ;) 


Florzinhas do cerrado, com os cristais da chapada


Thank's God!!

DICAS:

- Para mais informações sobre o parque:

Com ou sem guia – cuidem do parque! Patrimônio Mundial Natural, declarado pelo UNESCO em 2001.

- Contato do Jucie: 62 9967 0095, ou procurem a Agência Segredo na vila.

- Vejam as orientações sobre as trilhas,comportamento, o que levar, etc no site do parque.

- Para a trilha do Segredo vale a pena ir com um tênis pra água ou uma papete. Meu pé sofreu com o calor...fui com minha bota de montanha pra chapada L! Assei meu pé!

- Outra dica legal para a travessia dos rios, dependendo do volume d’água, é usar os bastões de caminhada.

- Ficamos na pousada Trilha Violeta (R$ 120,00 a diária), café da manhã excelente! Tem várias opções de pousada, outra que recomendo a Alecrim do Campo, e se quiser investir na pousada a dica é a Baguá – que tem uns bangalôs fantásticos!!!

- Tomar um café expresso na pousada Bambu.

- Jantar na risoteria Santo Cerrado! Também dá pra curtir o pôr-do-sol de lá...

- Cheque o tempo, vá com os equipamentos adequados, água e protetor solar. 

                                A P R O V E I T E  esse paraíso ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário