quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

F E L I Z 2013!!!


Agora sim, pronta para encarar 2013!

Nada como um dia de contato com a natureza e um banho de cachoeira para recarregar as baterias ;)

Banho num dos cursos d'água que desagua na cachoeira Vida

Ontem, 02jan, passei o dia no Parque Ecológico Terra Viva, a 45km da minha casa, saída Norte, seguindo pela pista do Lago Oeste, sentido Brazlândia.

Ao lado da pista do Lago Oeste segue o Parque Nacional de Brasília (PNB), mais conhecido como Água Mineral. O lugar, apesar de muito próximo dos centros urbanos, ainda é bem preservado e muito rico em água.

Vida de cima. No canto superior direito dá pra ver a entrada de um dos cursos d'água.


Aqui do alto, antes da queda...

O parque fica na bacia do Rio da Palma, que nasce no PNB. São vários cursos que se encontram e formam corredeiras e cachoeiras deliciosas! A região também é muito conhecida pelo Poço Azul, e seguindo ainda mais a estrada, pela Chapada Imperial.

Início das trilhas para as cachoeiras. Cerrado bem aberto, depois vai fechando...a gente vai  lá pra dentro dos morros.
Flor do cerrado

É muito bom ter lugares tão próximos que nos permitem um contato direto com a natureza preservada, silêncio, pássaros cantando, uma comida maravilhosa.

Aliás, a simpatia da Nandine conta muito!! Ela me deu boas dicas dos temperinhos e das práticas que ela aprende no dia a dia com os vários hóspedes e monges que passam por lá. A comida é lacto-vegetariana, e pode ter certeza que não vai sentir falta de carne!!
Se for passar o dia ou dormir por lá recomendo levar mais lanchinhos se for parecido comigo (eu tenho fome toda hora :).

Trilha chegando no alto da Vida...

O "Ja", fotografando o tunel na parte de baixo da Vida

Detalhe das quedas e pedras...

Subindo para descobrir outros cursos d'água

Essa ficou linda :)
Quero ver se esse ano consigo aproveitar os fins de semana e feriados para voltar para as trilhas e parques nacionais...já que férias, só no ano que vem!!
Terra Viva me aguarde ainda muitas vezes esse ano!


                                        Namastê!



DICAS:
- Para as subidas e descidas das cachoeiras um bastão de caminhada ajuda (ou um cajado mesmo, feito por lá...)
- Foi um parto achar os contatos da Terra Viva, o site está 'fora do ar', os emails e telefones que encontrei estavam desatualizados, enfim...anotem aí se quiserem aparecer por lá: Nandine - 61 9918 6459.
- Pra quem mora em Brasília e ainda não conhece, apareçam no restaurante natural que fica aqui na 202N - Terra Viva. Lá também tem um espaço para as meditações, yoga, palestras, etc. E a comida...maravilhosa ;)
- Por fim, a região tem vários acessos, e a galera que não quer pagar para passar o dia (R$ 60,00) usa outros caminhos, e são esses aí que deixam lixo pelo caminho, e destroem a natureza. Eu sempre cato tudo que acho de lixo, e recomendo aos amigos amantes da natureza fazerem o mesmo.


Depois das trilhas, é só sossegar para ouvir o vento, os passarinhos, as árvores...o silêncio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário