domingo, 22 de abril de 2012

Trilha Indaiá - Itiquira

Sábado de sol, as chuvas de março passaram e já dá pra encarar umas trilhas pra cachoeira, apesar de ainda terem um grande volume d'água. Fui com um novo colega montanhista e fotógrafo de Brasília, que já havia feito a trilha várias vezes, mas pra mim foi a primeira vez.

Eu só conhecia Itiquira, fui há muito tempo, cheguei por baixo, indo de Brasília para Formosa, e fiz a trilha subindo, pra ver a queda lá de cima, dos seus 168m de desnível! Itiquira é uma queda livre de obstáculos, a água faz um arco-íris lá embaixo, e o chuvisco molha a distância - água gelada, que eu ADORO!!
As fotos que tirei do alto, da garganta da queda, dão uma boa ideia de sua beleza.

Itiquira, vista do alto com o arco-íris lá embaixo, não dá nem pra ver as pessoas lá embaixo na foto (e eu estava pendurada numa árvore...tem a foto aí na frente)

Saímos da Asa Norte e depois de dirigir 75Km, pegando na direção de São Gabriel, chegamos na fazenda Indaiá, onde começamos a trilha. Ao estacionar próximo a um buritizal fomos recebidos por várias araras azuis e amarelas, muito lindas!! Aí, já me encantei com o lugar...

Saímos rápido, para chegar cedo no alto do Itiquira e pegar a queda com o sol direto. Passamos pelas quedas do Indaiá, e seguimos pelos ~4Km de trilha (ida), passando por várias quedas menores, algumas maiores, como as que chamamos de Gêmeas, um dos pontos mais bonitos da trilha, e seguimos cruzando o rio algumas vezes...

Uma das quedas de Indaiá


Do alto das "Gêmeas" (Foto Alexandre Militão)


Vista das Gêmeas seguindo a trilha, é a cachoeira mais bonita da sequência de quedas

Chegamos no Itiquira e curtimos muito o visual. A queda é linda, o vale também, toda a vegetação em volta com vários tons de verde, super preservada, bromélias enfeitando as árvores, beija-flores minúsculos e de cores vibrantes, simplesmente lindo...

Tirando fotos de Itiquira, pendurada numa árvore...pra baixo - o vale! (Foto A. Militão)


Ao lado da garganta de Itiquira (Foto Alexandre Militão)


Alexandre fotografando ao lado da garganta...a água segue pelo vale lá embaixo.

Na volta fomos parando para aproveitar a trilha e tomar banho. Passamos por várias orquídeas, algumas canelas-de-ema e caliandras. Da fauna, o que é mais fácil de ver são as aves: araras, cara-cará, beija-flor. A trilha é bem fechada em alguns pontos, mas não dá pra errar. Pra quem não quer fazer a trilha e vai com família ou quer apenas uma cachoeira pra curtir no fim de semana é parar o carro e andar alguns metros pra chegar nas primeiras quedas do Indaiá, o acesso é fácil...como toda cachoeira, íngreme, mas tranquilo.

Descemos para tomar banho nas Gêmeas...


Na trilha temos de cruzar o rio algumas vezes...(Foto A. Militão)


Muitas orquídeas pelo caminho!


É impressionante como temos um lugar tão lindo e perto da cidade. Vale muito conhecer!!

No cerrado tudo é bonito, até mesmo as florzinhas mais simples, perdidas no meio do mato ;)


DICAS e cuidados:

- A estrada para Indaiá tem uma parte de terra, mas é muito tranquila, qualquer carro vai.
- Pra fazer a trilha leve um bastão, ajuda nas descidas e nas travessias do rio. Nesta época pegamos o rio bem cheio, as cachoeiras com bastante volume d'agua.
- Logo no começo da trilha levei um tombo, que no final do dia me rendeu uma luva de gesso :(, correria na trilha sempre exige cuidado dobrado! Tem de ter cuidado com pedras soltas e molhadas, calçado liso, etc...fiquei bem chateada, pois depois de muitas trilhas e tombos ganhei meu primeiro gesso! e se Deus quiser o último!!!
- Como o acesso é fácil e perto da cidade, eu recomendo curtir a trilha, o cerrado é muito lindo, e tem vários pontos pra banho e pra curtir o visual. É um passeio pra passar o dia.

5 comentários:

  1. ola, é fácil descer pra tomar banho nas "gemeas"? tem trilha ou tem que desbravar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonatas! tem trilha sim, e até mais de uma, mas a mais utilizada é mais aberta, vc vai reconhecer. A trilha é bem íngreme, mas dá pra ir de boa ;)

      Excluir
    2. obrigado pela informação

      ps: seu relato é o melhor que que eu achei na internet :)

      Excluir
  2. Olá Angela, as gêmeas estão mais perto do começo da trilha ou mais para o final perto do salto do Itiquira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficam mais ou menos no meio da trilha, mas mais perto de Indaiá.

      Excluir