sábado, 13 de agosto de 2011

Fotos!!

Galera,

postei mais fotos da travessia dos Lençois Maranhenses. Me pediram mais fotos nos posts e na medida do possível vou acrescentar também nos anteriores.
Cavalcante - Chapada dos Veadeiros

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cavalcante – o paraíso na Chapada dos Veadeiros!

Fim de semana no paraíso!!! Literalmente, ficamos encantados =D

Eu já havia ido para Cavalcante outras vezes, mas desta vez absolutamente tudo colaborou para que a viagem fosse fantástica. Exceto, a impossibilidade de um casal de amigos participar do grupo...imprevistos de última hora.

Pôr-do-sol na estrada
O clima aqui já está muuuito seco! Fui correr hoje no parque da cidade e estava cheio de agentes da defesa civil por conta da baixa umidade. Nas trilhas do cerrado, apesar dos rios e cachoeiras, também sentimos bastante a secura e o calor, mas a certeza de um banho revigorante no final das trilhas recompensa TUDO! Sem falar da beleza contagiante da chapada.

Corredeiras, cachoeiras e flores!

Mesmo na seca há flores por todo o cerrado
Andamos por trilhas cercadas pelos paredões, céu azul e muitas flores pelo caminho. Essa é uma das coisas que mais me encanta no cerrado, a variedade de flores e árvores floridas em todas as estações do ano. Sempre há flores, mesmo no auge da seca!! Desta vez, cruzamos também com alguns pés carregados de cajuzinhos do cerrado. Bão demais!

Trilhas de cristal, cercadas pelos paredões

Cajuzinhos!!!!
Fizemos a trilha das cachoeiras do Rio Prata até a cachoeira Rei no sábado. São 63Km de estrada de terra até chegar ao início da trilha, que tem aproximadamente 7Km. Saímos um pouco tarde e com isso pegamos sol pesado o dia inteiro. Iniciamos a trilha por volta das 10h e chegamos de volta no carro às 18h. Fizemos as cinco primeiras quedas do Prata antes de seguir para a Rei, ponto final da trilha.

Segunda queda - as Três Marias

Atravessando as corredeiras

Quinta queda, aí o banho foi revigorante pra seguir pra Rei!
Lugar de poder, onde o rio deságua numa queda de ~23m, cercada de paredões cobertos de verde, de frente para uma prainha de areia branca. O rio segue depois por outras quedas até chegar num vale cercado pelos morros da chapada.

Cachoeira Rei, com a queda final cercada pelos paredões verdes!

Vista do poço da Rei de cima, com a prainha de areia branca de frente pra queda!
O visual é fantástico! Dá vontade de simplesmente "ficar"! Sem falar na cor da água do Prata, absolutamente transparente, e em geral, com o fundo de pedras ou areia e cascalhos brancos.

Vista do vale por onde segue o Prata

Cachoeira Princesa, é a continuação da Rei que segue para o vale
Depois de um dia de caminhada, imaginem a fome :/, a vontade de comer na volta! Na cidade, fomos salvos pelo ‘seu Ernades’, que mesmo bem tarde atende com pratos caseiros e comida fresquinha (e nós ainda tínhamos vinho pra acompanhar!).

No segundo dia escolhi uma trilha que há muito ouvia falar e ainda não tinha conseguido fazer. Existe uma lenda na região de que a trilha é difícil, muita subida, etc, e o povo sempre foge dela. Espero que a lenda siga para sempre, pois assim esse lugar pode permanecer maravilhoso para sempre também!! Desta vez, sem muitos alardes e com apenas 2 amigos ficou muito mais fácil decidir por ela – Ponte de Pedra!
Ponte de Pedra, ainda com tudo cinza



Ficamos todos encantados com a beleza do lugar. Chegamos e não tinha sol, as pedras cinzentas cercando tudo criavam um clima meio sombrio, mas mágico.
Rio São Domingos, dentro de uma cidade de pedras

A ponte é um portal por onde o rio São Domingos segue passando por cânions e desaguando num vale lindo, pra variar, cercado pelos paredões da chapada!

Vista do Mirante, limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Vale do rio Montes Claros, região conhecida como Catingueiro.

Vista do cânion e das quedas do rio
Subimos para um mirante (neste ponto devemos ter um desnível de 500m), de onde pudemos ter noção da dimensão do lugar.

Curtimos muito a vista de lá, ficamos paralisados, deitados na pedra, presentes naquele momento mágico.

Quando o sol apareceu, descemos e fomos pro banho lá na ponte. O lugar se transformou, ganhou cores, e ficamos ali curtindo até a hora que realmente precisamos voltar.
Vida ao visual com o sol!
Eu e a ponte ;)
Essa trilha é muito interessante, pois começa dentro de uma mata, onde uma boa parte das espécies está identificada (tem até pau brasil!), segue mudando para os campos rupestres, onde aparecem as canelas de ema e os candombás, e nos pontos mais altos fica mais rala, com arbustos e árvores mais baixos. Do mirante avistamos uma floresta de pedras, com o enorme vão por onde corre o rio São Domingos, e depois o vale que dá vista para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É deslumbrante!

Mata ciliar, início da trilha
Na subida a vegetação vai mudando








Vão do Rio São Domingos, ele passa pela Ponte e desce pelos cânions até o vale
Voltamos e fechamos a viagem com o almojanta no seu Ernades, e dessa vez teve até champagne (presente da Jaque)!

                                 Essa viagem tava muito xique J!!

João, Jaque, eu e o Paulo

Meu amigo João (paulista) deixou sua marca registrada na viagem. A gente nunca tinha problemas! Ele então, meio gripado e cansado de ter vindo dirigindo de SP pra nos encontrar em Brasília e seguir direto para Cavalcante, estava sempre dizendo: “aqui é curiiiintias, mano!”. Virou o lema da viagem!!! E olha que eu detesto futebol ;)

Minha amiga Jaqueline, mascote da turma, praticamente sem experiência em trilhas, além de ter mandado super bem, ainda filosofou muito com esta experiência, e já está usando algumas máximas da viagem na sua vida profissional e pessoal.

As dádivas da natureza e essa vivência são coisa que não têm preço!!!


Aos que podem ir para a chapada na próxima semana (20-27/agosto) aproveitem as festividades das comunidades kalungas, e também tem um festival de música e artes em Cavalcante! Eu queria muito voltar, mas...

                                              Enfim, ADOREI!!

DICAS:
-      Nunca economizar na água, principalmente se for na seca. E claro, protetor solar!
-      Se tiver dificuldades com a travessia dos rios ou com as descidas mais íngremes leve bastões de caminhada;
-      A Pousada Morro Encantado nos acolheu super bem, com quartos espaçosos e um bom café da manhã;
-      Adoramos nosso guia, o Paulo Morais (62 9612 6812). Altíssimo astral, colaborou com mais um rit da viagem: pireeeeeeeeeeeeeeeei!
    Ahhh, também tem o 'esparrado'! Haja visual esparrado nesse paraíso!
-      Em toda a trilha não encontramos nada de lixo, preserve e cuide o máximo possível deste paraíso.

GEOGRAFIA:
Perguntei ao Paulo sobre o rio que passa sob a ponte, pois li que era o São Domingos, mas o vale era do rio Claro, daí veio a pesquisa sobre os rios que cortam a região: 

O rio é o São Domingos mesmo que passa sob a ponte. Ele nasce dentro do Parque Nacional, passa a Ponte de Pedra, cai no cânion e segue pelo Catingueiro. Depois recebe o rio Montes Claros e enfim chega a desaguar no Rio Claro, sendo que este último deságua no Rio Preto (Atrativos do Parque Nacional e divisa de estados Cavalcante/Alto Paraíso/Colinas do Sul). O Rio Preto, finalmente, cai no Rio Tocantis.
 "...que se une ao Araguaia no extremo norte da bacia hidrográfica. O Tocantins desemboca no rio Pará, que corre ao sul da ilha de Marajó e pertence ao estuário do rio Amazonas. Considera-se o rio Pará como um paraná, isto é, um braço do rio Amazonas que recebe as águas do Tocantins (ou um canal de ligação entre os dois rios)..." E por aí vai...(Wikkipedia).