sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Monte Caburaí – extremo norte do Brasil



Na escola a gente aprendia (ou ainda aprende?) que o Brasil vai do Oiapoque ao Chuí...mas já foi mapeado que o extremo norte do Brasil é o Monte Caburaí, e não o Oiapoque!! E é para reconhecer esta área e curtir suas belezas e aventuras que vamos tentar chegar ao topo do Caburaí.

Essa é uma expedição pioneira, que contará com a infraestrutura e logística da Roraima Adventures, e com o apoio das comunidades indígenas da região, que nos guiarão até a base do monte.
Não existem trilhas, os índios conhecem alguns caminhos que usam para caçar. Podemos esperar uma verdadeira aventura! Partimos dia 24 de março de Boa Vista, de monomotor, para a reserva indígena dos ingarikós, que usaremos de base para a expedição. Segue mais informações sobre a região:

“O ponto extremo norte do país, onde nasce o rio Uailã, impressiona pela beleza de suas corredeiras, além da fauna e flora riquíssimas. A cachoeira do Garã-garã é a mais linda de todas, com queda de 200 metros. Outro verdadeiro tesouro desta serra é uma flor que só pode ser encontrada em suas matas: a Clusia grandiflora.
O Monte Caburaí fica no município de Uiramutã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima. Sua altitude é de 1.465 m e faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Fica a 80 km do Monte Roraima.
Em 1930, o Marechal Cândido Rondon organizou uma expedição ao Monte Caburaí e chegou a afirmar que se tratava do extremo norte do Brasil. Mesmo assim, aquelas terras permaneceram por muito tempo esquecidas. Juntamente com o Parque Nacional e a reserva indígena, é um excesso de imagens indescritíveis. São rios, cachoeiras, furnas, aves raras, entre tantos outros atrativos.” (Magno de Souza)

Acompanhem pelo blog o desenrolar desta aventura!