terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alter do Chão – Rio Tapajós – PA – Brasil

Isso mesmo galera, Alter do Chão não é aquela cidade de Portugal, fica logo ali, na Amazônia Paraense, e é um paraíso que precisa ser descoberto e cuidado pelos brasileiros.

Para chegar lá pegue um vôo para Santarém. Alter do Chão é um distrito, uma vila, ainda muito pequena para maioria dos turistas, mas para quem gosta de paraísos, e sabe que quanto menos acessível melhor, já está de bom tamanho!


Vista da Ilha do Amor em Alter, do morro da Piraoca

De Santarém é possível ir de barco, carro ou ônibus para Alter do Chão, que fica a aproximadamente 20 Km do aeroporto. A estrada que liga as cidades é muito boa, e dela temos acesso para outros pontos de interesse, praias, vilas e para a Floresta Nacional do Tapajós.

Na vila existem várias opções de acomodação, a maioria simples. É possível escolher uma pousada mais ecológica e sofrer um pouco com o calor e com os insetos, ou um hotel mais sofisticado com ar condicionado.
Nesta região é impossível não “morrer de calor”, umidade de 100% o tempo todo! É importante beber muita água ;)

O que fazer???? Praias, muitas praias e mais praias nesta época do ano.

O Rio Tapajós começa a baixar em junho e elas aparecem em toda a sua margem. A vista aérea do vôo de Manaus para Santarém é um espetáculo à parte, é possível ver toda a floresta banhada pelo Amazonas e depois pelo Tapajós, com suas milhares de praias de areia branca! É lindo!!!


Existem muitas opções de passeios de barco, mas também dá pra economizar muito indo para alguns destinos com carro ou ônibus! Esse tipo de informação você não consegue na vila...que explora os serviços de barco, principalmente nesta época.

Alguns passeios imperdíveis são:
1.   Pôr-do-sol na Ponta do Cururu: neste horário os botos rosa e tucuchi aparecem para nadar e comer nesta linda praia, eles são um espetáculo à parte! Sobre o pôr-do-sol, Alter do Chão tem um dos mais belos que já presenciei, todos os dias é hora de parar e curtir e celebrar o pôr-do-sol nesse paraíso.



2.   Passeio de barco pelo canal do Jari: o Jari é uma área de várzea, onde é possível ver a mistura das águas barrentas do Amazonas com as águas transparentes do Tapajós. É uma região onde é possível avistar muitos bichos – aves, jacarés, preguiças, botos, etc.
3.   Rio Arapiuns: seguindo à esquerda do Jari (descendo o Tapajós) fica o Arapiuns, um dos rios mais bonitos da região, que banha algumas comunidades que vivem do extrativismo e da produção artesanal com a palha de tucumã. Este é um passeio de pelo menos 2 dias, podendo aproveitar e passar pelo Jari, e não é barato! Quanto mais dias mais caro, mas mais lugares bonitos aparecem para nosso encanto!

Uma das praias de Urucureá, onde dormimos no barco

4.   FLONA – Floresta Nacional do Tapajós: área de preservação onde é possível fazer trilhas pela floresta, conhecer várias espécies, ouvir as histórias das comunidades caboclas, tomar muitos banhos nas praias e igarapés da região.

FLONA – em Jamaraquá, eu e uma samaúma


Essa é uma viagem para se integrar totalmente com a natureza, se entregar às belezas dessa região do Brasil que precisa ser conhecida, respeitada e preservada por todos! As riquezas da Amazônia são inúmeras e não estão apenas nos recursos minerais, espécies endêmicas ou na produção do oxigênio para o planeta. Comunidades indígenas não existem mais na região, as queimadas são constantes (principalmente nesta época), a retirada de madeira e de espécies raras ainda acontece e é fácil ver isso por lá, o lixo já está em toda parte. Precisamos conhecer, entender o contexto social, as necessidades locais de desenvolvimento e buscar soluções que preservem os valores, a cultura e que dêem sustentabilidade para um desenvolvimento sem a destruição deste patrimônio.

Em Urucureá, cabocla tecendo com a palha de tucumã



Algumas dicas para organizar sua programação:
- Passeios personalizados: http://www.borabrasil.com.br/, Marcos Abreu
- Agência de ecoturismo: http://www.areiabrancaecotour.com.br/, Neila Garcia
- Para ficar na FLONA, em Jamaraquá, abrigo e refeições com a Dona Conceição: 93 9134 7637 (é possível ir de ônibus saindo de Santarém!!!!!)
- Passeios de barco direto com o 'comandante' Sr Gilberto: boanares@hotmail.com - 93 9129 6701.

Apesar de passar os contatos direto recomendo fortemente sempre estar acompanhado dos guias locais, que têm muita informação, cultura e histórias para nos contar ;). Aproveitem!!


2 comentários:

  1. Tá ficando craque nos saltos hein :)
    Linda viagem, vou colocar na minha lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E lá tem o maior aquifero do Brasil....dizem que a reserva é maior que a do Aquifero Guarani...só falta conseguirem estimar a reserva e comprovar..rs! E ainda é lindo!!!!
    Anotado!!!

    ResponderExcluir